"O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente". (Texto budista)

domingo, 6 de maio de 2012

Vantagens de Ser Professor...



‘A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.’ (Paulo Freire)


Olá queridos... Faz tempinho que não publico por aqui. Sabem como é vida de professora, né? Tudo muito corrido, porém, sempre feito com AMOR.
E é justamente sobre essa vida de professor que gostaria de conversar com vocês. Tenho observado, nesses últimos tempos, muitas reclamações (principalmente de colegas professores) sobre as ‘desvantagens’ de ser professor. E confesso ficar muito triste com isso. Quando assumi, há 13 anos, a missão de SER PROFESSORA, realmente tinha aquela noção distante que professor ganhava bem e tinha vida mansa... Ledo engano. Junto a esse pensamento vieram  noites mal dormidas, provas para preparar e corrigir, planos de aula, reclamações de pais, falta de material, salários baixos,  e toda aquela velha ‘ladainha’ que estamos saturados de tanto ouvir.
Ai, justamente ai, caiu-me a dita ‘ficha’: MAGISTÉRIO É AMOR... É paixão, é doação... É plantio. E quem não conceber nossa profissão assim, me perdoe, mas deve procurar outra profissão...
De tanto ouvir falar nas desvantagens de ser professor, publico hoje: AS VANTAGENS DE SER PROFESSOR!
Recebi por email e repasso o texto tal e qual recebi, mas que vem ao encontro da forma como penso e ajo.

VANTAGENS DE SER PROFESSOR

"Já que todos sabem as desvantagens - de cor e salteado - vou escrever sobre as vantagens de realizar o belo trabalho de contribuir para a formação dos homens do futuro.

Para começo de reflexão, se você quer ver alguma vantagem em ser professor, precisa fazer ou ter feito esta escolha por vocação, jamais por status ou por dinheiro. Se este é o seu caso, provavelmente, concordará comigo em vários pontos:

* ao ensinar nós também aprendemos e nos atualizamos todos os dias;
* convivemos com alunos de diferentes faixas etárias e adquirimos mais experiência em tempo recorde;
* somos pontes e fontes, ao mediar o conhecimento, além de ajudarmos a construir um mundo mais justo e solidário de pessoas conscientes, críticas e que reivindicam seus direitos;
* ao ministrarmos aulas, podemos conquistar o respeito, a amizade e a admiração dos nossos alunos para o resto da vida;
*temos amigos nos mais diferentes setores da sociedade. É bastante comum encontrarmos alunos e ex-alunos que, na maioria das vezes, nos recebem com um sorriso de satisfação e relembram, com saudade, o tempo passado nos bancos escolares - isto é gratificante;
* vez por outra, somos surpreendidos com gestos de carinho e gratidão que fazem nossa auto-estima ir às alturas;
* e depois da missão cumprida, de ambas as partes, sentimos prazer e alegria ao vê-los brilhando. Sabermos que temos uma parcela de contribuição no seu êxito é impagável. Este resultado concreto do nosso trabalho é uma prova da relevância desta profissão."
Fonte: blog: O mundo de Josselene.

Como nos diz Ruben Alves:

 ‘O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.’

É aí que me refiro sempre...
Assistam aos vídeos... são bárbaros.
Paz sempre Paz...
BjOo carinhoso,
Profª Jeana Andréa