"O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente". (Texto budista)

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Astrônomos flagram buraco negro dilacerando estrela



Astrônomos flagram buraco negro dilacerando estrela

Um buraco negro, descrito como um "monstro cósmico" à espreita no centro de uma galáxia, foi flagrado no momento em que dilacerava uma estrela, anunciaram astrônomos em um artigo publicado na edição desta quarta-feira da revista científica Nature.
Em 25 de março, o telescópio orbital Swift, da Nasa, captou uma emissão de raios-X do espaço sideral, expelido claramente por uma fonte imensamente poderosa.
Uma observação mais próxima revelou um buraco negro supermaciço com massa um milhão de vezes superior àquela do sol.
O lampejo de raios-X foi um "jato relativístico" ou um jato de matéria de alta energia que jorrou da estrela à medida em que era atraída pelo empuxo gravitacional do buraco negro e foi arrastada na direção de suas entranhas.
O jato, chamado Swift J164449.3+573451, moveu-se a 99,5% da velocidade da luz.
Os buracos negros supermaciços são comumente encontrados no centro de galáxias. O buraco negro recém-descoberto tem cerca de metade do tamanho de seus similares em nossa galáxia, a Via Láctea.
Mesmo assim, são relativamente jovens perante alguns espécimes supermaciços, cuja massa foi medida em mais de um bilhão de sóis.

Retirado de:  http://br.noticias.yahoo.com/

2 comentários:

  1. Isso que eu chamo de ser pego em flagrante...ôoo poder seu! o buraco mais véio tem massa de um bilhão de sóis, isso não me sai da cabeça!!! Jesuis...Sensacional professora!!

    ResponderExcluir
  2. É Vivi... isso é impressionante...
    Essa matéria chamou muito minha atenção, por isso a postei aqui. Tenho algumas teorias sobre isso, mas é 'papo', para outra hora... E com muitos 'Jesuises'... hehehehe
    E vivaaaaaa o 'monstro cósmico'!!!

    Valeu amada, grata
    Bjão...

    ResponderExcluir