"O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente". (Texto budista)

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Podemos Fazer a Diferença...

Queridos amigos, o texto que trago hoje, nos faz refletir sobre nosso verdadeiro papel de educadores, comprometidos com a construção de um mundo melhor e mais justo.

Temos em mãos, todos os dias, um importante trabalho, uma importante missão: fazer nossos jovens melhores! Costumo dizer que, de nada valerá altas tecnologias e avanços da medicina e da ciência, senão soubermos tocar o coração humano... Trabalhar a educação do toque, da sensibilidade. Ou como sugere Augusto Cury, ‘precisamos formar jovens que tenham uma emoção rica, protegida e íntegra’ (Pais brilhantes, professores fascinantes, p. 67)

Conheci esse texto, quando trabalhava no município de São Bento do Su/SC, no ano de 2005, em uma Reunião Pedagógica. Nunca mais o esqueci e ele ressoa até hoje em minha alma, por isso gostaria de compartilhar com vocês.

Espero que gostem...

‘ENSINA A CRIANÇA O CAMINHO QUE DEVE ANDAR E, AINDA, QUANDO FOR VELHO, NÃO SE DESVIARÁ DELE’ (Provérbio, 22:6)


PODEMOS FAZER A DIFERENÇA

(Autor desconhecido)

Relata a Sra. Teresa, que no seu primeiro dia de aula, parou em frente aos seus alunos da 5ª série e, como todos os demais professores, lhes disse que gostava de todos por igual. No entanto, ela sabia que isto era quase impossível, já que, na primeira fila, estava sentado um pequeno garoto chamado “Ricardo...”

Morava em pequeno vilarejo na zona rural e a professora havia observado que ele não se dava bem com os colegas de classe e, muitas vezes, suas roupas estavam sujas e cheiravam mal. Houve até momentos em que ela sentia prazer em lhe dar notas vermelhas ao corrigir suas provas e trabalhos...


Ao iniciar o ano letivo, era solicitado a cada professor, que lesse, com atenção, a ficha escolar dos alunos, para tomar conhecimento das anotações. Ela deixou a ficha de Ricardo por último. Mas quando a leu, foi grande a sua surpresa...

Ficha do 1º ano: “Ricardo é um menino brilhante e simpático. Seus trabalhos sempre estão em ordem e muito nítidos. Tem bons modos e é muito agradável estar perto dele...”


Ficha do 2º ano: “Ricardo é um aluno excelente e muito querido por seus colegas, mas tem estado preocupado com sua mãe, que está com uma doença grave e desenganada pelos médicos. A vida em seu lar deve estar sendo muito difícil...”


Ficha do 3º ano: “A morte de sua mãe foi um golpe muito duro para Ricardo. Ele procura fazer o melhor, mas seu pai não tem nenhum interesse e logo sua vida será prejudicada, se ninguém tomar providências para ajudá-lo...”


Ficha do 4º ano: “Ricardo anda muito distraído e não mostra interesse algum pelos estudos. Tem poucos amigos e muitas vezes dorme na sala de aula...”


Deu-se conta do problema e ficou terrivelmente envergonhada. Piorou, quando lembrou dos lindos presentes de Natal, que os alunos lhe haviam dado, com papéis coloridos, exceto o de Ricardo, que estava enrolado num papel de supermercado...

Lembrou que abriu o pacote com tristeza, enquanto os outros garotos riam ao ver uma pulseira faltando algumas pedras e um vidro de perfume pela metade...

Apesar das piadas, ela disse que o presente era precioso e pôs a pulseira no braço e um pouco de perfume sobre a mão. Naquele dia, Ricardo ficou um pouco mais tempo na escola que o de costume. Relembra, ainda, que ele lhe disse que ela estava cheirosa como sua mãe...


Nesse mesmo dia, depois que todos se foram, a professora chorou por longo tempo. Em seguida, decidiu mudar sua maneira de ensinar e passou a dar mais atenção aos seus alunos, especialmente a Ricardo...

Seis anos depois, recebeu uma carta de Ricardo, contando que havia concluído o segundo grau e que ela continuava sendo a melhor professora da vida dele...

As notícias se repetiram, até que, um dia, ela recebeu uma carta assinada pelo Dr. Ricardo Stoddard, seu antigo aluno, mais conhecido como Ricardo...

Tempos depois, recebeu o convite de casamento e, nesse dia, ela usou a pulseira e o perfume, que ganhou de Ricardo, anos antes...

Quando os dois se encontraram, abraçaram-se por longo tempo e Ricardo lhe disse ao ouvido: “Obrigado por acreditar em mim e me fazer sentir importante, demonstrando-me que posso fazer a diferença...”

E com os olhos banhados em lágrimas sussurrou: “Engano seu....! Depois que o conheci, aprendi a lecionar e a ouvir os apelos silenciosos que ecoam na alma daquelas crianças. Mais do que avaliar as provas e dar notas, o importante é ensinar com amor, mostrando que, sempre, é possível fazer a diferença...”

E você...

Tem feito algo pelo próximo e respeitado seus limites?

Tem auxiliado suas angustias e dificuldades?

Tem partilhado o peso de sua cruz?

Ou será que tem se limitado a rotular, julgar e criticar?

‘É, justamente aí, que me refiro...’

Abraços, sempre Paz!


8 comentários:

  1. Me emocionei tanto...aaaah
    Te vejo em parte de cada professora que tive.
    Professores são preciosidades de Deus nessa terra.
    Que bonito Jeana!

    ResponderExcluir
  2. Realmente Profª Je! O que fez o Ricardo acreditar que era uma menino capaz e importante, foi a atenção e o amor que a Sra. Teresa dedicou a ele! não só a educação fez dele um Dr. mais a diferença que naquele momento ela concretizou! " Sei muito bem o que isso, e como faz falta professores sensíveis de alma nesse mundo! Me fez lembrar do Filme *Sociedade dos poetas mortos, que amo! e tambem de experiências minhas na época da escola! Tenha certeza que seu trabalho é o mais lindo de todos e que vc realmente é uma verdadeira profissional Je, pois tem feito a diferença em minha vida! Sei que não sou nenhuma garotinha rsrsrsrsrsrs, mais tenho aprendido muitooooooo contigo loira! bjosss te amo!

    ResponderExcluir
  3. Je! Mais um texto primoroso! Me emociono sim quando leio e releio estas 'coisinhas' que parecem tão pequeninas mas são imensas nos corações daqueles que 'sentem'o que é estar em sala de aula.Voltei no tempo e lembrei de vários Ricardos, que me ensinaram muito. Nestes momentos, me sentia plena, como tu deves te sentir.
    Hoje, quando de repente , alguém me chama ou simplesmente me olha, eu sinto sempre o mesmo e tenho sim, feito o possível paraemprestar o pouco que aprendo e sinto com todos, sem distinção.
    Com textos assim, nem imaginas o quanto me fazes feliz...esperando o próximo..rsrsrs
    Je! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Vivi, minha querida... fico feliz que se emocionaste com essa tão singela história, mas que retrata bem o que temos em contexto real todos dias, em sala de aula...
    Pessoas como vc, imbuídas de paixão, são também, preciosidades de Deus na face terrena.
    Gratidão sempre pelo apoio e carinho.
    BjOo no coração... adoro te ver por aqui!

    ResponderExcluir
  5. Karol, minha linda menina... aprendemos sempre mutuamente e gosto disso. Gosto de pensar que, sempre temos algo a acrescentarmos uns aos outros. Tu aprende comigo e eu com vc e assim seguimos nessa viagem maravilhosa e deslumbrante, chamada Vida!!!
    Realmente, estás certíssima, sou apaixonada pelo que faço e sempre procuro fazer o melhor. Entendo meu papel perante a sociedade, mas gosto de tocar a alma.
    Sua presença aqui é sempre bem vinda e contagiante. E o sentimento é recíproco!
    Gratidão, minha querida... que bom que estás aqui!
    BjOo, paz sempreeee!

    ResponderExcluir
  6. Ai, ai Su... que delícia de comentário, querida! Pois, profissionais como tu, são exemplos para mim... Tenho muito a trilhar ainda e vou continuar sempre pois, como lhe falei certa vez, ficamos muito atrelados a conteúdos (que é o que o sistema 'cobra') e acabamos por esquecer o SER a ESSÊNCIA!!! Procuro sempre atingir a alma, o coração, o resto é consequência e torna-se prazeroso. Certa vez, Henry Ford disse: 'Descobre um trabalho que gostes e nunca terás que trabalhar um só dia de sua vida!' Assim, sou eu... meu trabalho é lazer, diversão.
    Amada, grata sempre pelo carinho e pelo apoio, isso faz-me ver que, estou no caminho certo!
    Teu comentário emocionado, me fez pensar no próximo texto... rsrsrsrrs... Já esta em andamento... rsrsrsrs e acho que vais gostar!!!
    BjOo, sempre grata a ti!

    ResponderExcluir
  7. Li este testo, muito bom para aprendermos melhor, obrigado

    ResponderExcluir
  8. Oi Felipeeeeeeee... uebaaaaaaaaa... que bom ver vc aqui...
    Bem isso, meu fofoooooo... aprendemos sempre juntinhos. Vcs me ensinam muito também, sabia?
    Muito obrigada por sua presença linda aqui.
    Vc sabe que sucesso é tua estrada garantida, meu querido mágico!!!
    BjOo no coração... saudadonasssssssss tuas..

    ResponderExcluir