"O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente". (Texto budista)

sábado, 26 de fevereiro de 2011

‘RECEITA PRA SE COMER QUEIJO’



Olá, meus queridos... hoje gostaria de compartilhar com vocês um lindo texto do grande educador, escritor e psicanalista Rubem Alves.

Relendo, dia desses, seu livro intitulado: ‘O desejo de ensinar e a arte de aprender’ não resisti em compartilhar com os caros amigos, alunos e colegas professores o texto ‘Receita pra se comer queijo’ que encontra-se nesse fascinante livro.

Espero que vocês se encantem da mesma forma que me encanto, toda vez que o leio!


‘RECEITA PRA SE COMER QUEIJO’

A Adélia Prado me ensina pedagogia. Diz ela: “Não quero faca nem queijo; quero é fome”. O comer não começa com o queijo. O comer começa na fome de comer queijo. Se não tenho fome é inútil ter queijo. Mas se tenho fome de queijo e não tenho queijo, eu dou um jeito de arranjar um queijo...

Sugeri, faz muitos anos, que para se entrar numa escola alunos e professores deveriam passar por uma cozinha. Os cozinheiros bem que podem dar lições aos professores. Foi na cozinha que a Babette e a Tita realizaram suas feitiçarias... Se vocês, por acaso, ainda não as conhecem, tratem de conhecê-las: a Babette, no filme “ A festa de Babette” e a Tita no filme “ Como água para chocolate”. Babette e Tita, feiticeiras, sabiam que os banquetes não se iniciam com a comida que se serve. Eles se iniciam com a fome. A verdadeira cozinheira é aquela que sabe a arte de produzir fome...

Quando vivi nos Estados Unidos minha família e eu visitávamos, vez por outra, uma parenta distante, nascida na Alemanha. Seus hábitos germânicos eram rígidos e implacáveis. Não admitia que uma criança se recusasse a comer a comida que era servida Meus dois filhos, meninos, movidos pelo medo, comiam em silêncio. Mas eu me lembro de uma vez em que, voltando para casa, foi preciso parar o caro para que vomitassem. Sem fome o corpo se recusa a comer. Forçado, ele vomita.

Toda experiência de aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva. É a fome que põe em funcionamento o aparelho pensador. Fome é afeto. O pensamento nasce do afeto, nasce da fome. Não confundir afeto com beijinhos e carinhos. Afeto, do Latim “affetare”, quer dizer “ir trás”. O “afeto” é o movimento da alma na busca do objeto de sua fome. É o “eros” platônico, a fome que faz a alma voar em busca do fruto sonhado.

Eu era menino. Ao lado da pequena casa onde eu morava havia uma casa com um pomar enorme que eu devorava com os olhos, olhando sobre o muro. Pois aconteceu que uma árvore cujos galhos chegavam a dois metros do muro se cobriu de frutinhas que eu não conhecia. Eram pequenas, redondas, vermelhas, brilhantes. A simples visão daquelas frutinhas vermelhas provocou o meu desejo. Eu queria comê-las. E foi então que, provocada pelo meu desejo, minha máquina de pensar se pôs a funcionar. Anote isso: o pensamento é a ponte que o corpo constroi a fim de chegar ao objeto do seu desejo.

Se eu não tivesse visto e desejado as ditas frutinhas minha máquina de pensar teria permanecido parada Imagine que a vizinha, ao ver os meus olhos desejantes sobre o muro, com dó de mim me tivesse dado um punhado das ditas frutinhas, pitangas. Nesse caso também minha máquina de pensar não teria funcionado. Meu desejo teria se realizado por meio de um atalho sem que eu tivesse tido necessidade de pensar. Anote isso: se o desejo for satisfeito a máquina de pensar não pensa. Assim, realizando-se o desejo, o pensamento não acontece. A maneira mais fácil de abortar o pensamento é realizando o desejo. Esse é o pecado de muitos pais e professores que ensinam as respostas antes que tivesse havido perguntas.

Provocada pelo meu desejo minha máquina de pensar me fez uma primeira sugestão, criminosa. “Pule o muro à noite e roube as pitangas.” Furto, fruto, tão próximos... Sim, de fato era uma solução racional. O furto me levaria ao fruto desejado. Mas havia um senão: o medo. E se eu fosse pilhado no momento do meu furto? Assim, rejeitei o pensamento criminoso, pelo seu perigo. Mas o desejo continuou e minha máquina de pensar tratou de encontrar outra solução: “ Construa uma maquineta de roubar pitangas”. McLuhan nos ensinou que todos os meios técnicos são extensões do corpo. Bicicletas são extensões das pernas, óculos são extensões dos olhos, facas são extensões das unhas. Uma maquineta de roubar pitangas teria de ser uma extensão do braço. Um braço comprido, com cerca de dois metros. Peguei um pedaço de bambu. Mas um braço comprido de bambu sem uma mão seria inútil: as pitangas cairiam. Achei uma lata de massa de tomates vazia. Amarrei-a com um arame na ponta do bambu. E lhe fiz um dente, que funcionasse como um dedo que segura. Feita a minha máquina apanhei todas as pitangas que quis e satisfiz meu desejo. Anote isso: conhecimentos são extensões do corpo para a realização do desejo.

Imagine agora que eu, mudando-me para um apartamento no Rio de Janeiro, tivesse a idéia de ensinar ao menino meu vizinho a arte de fabricar maquinetas de roubas pitangas. Ele me olharia com desinteresse e pensaria que eu estava louco. No prédio não havia pitangas para serem roubadas. A cabeça não pensa aquilo que o coração não pede. Anote isso: conhecimentos que não são nascidos do desejo são como uma maravilhosa cozinha na casa de um homem que sofre de anorexia. Homem sem fome: o fogão nunca será aceso. O banquete nunca será servido. Dizia Miguel de Unamuno: “Saber por saber: isso é inhumano...” A tarefa do professor é a mesma da cozinheira: antes de dar faca e queijo ao aluno, provocar a fome... Se ele tiver fome mesmo que não haja queijo ele acabará por fazer uma maquineta de roubar queijos. Toda tese acadêmica deveria ser isso: uma maquineta de roubar o objeto que se deseja... (Extraído do livro: ‘O desejo de ensinar e a arte de aprender’, p. 19-23)


Lindo né? Deixo ai minha dica, não somente aos colegas professoras, mas aos pais, responsáveis... enfim, todas as pessoas ‘ditas adultas’ da sociedade. Vamos mostrar um mundo diferente aos nossos jovens e crianças, afinal eles são nossa extensão... eles vão assumir essa sociedade daqui a alguns anos... Vamos dar a ‘fome’ a eles?

Paulo Freire já dizia de si mesmo: ‘Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino’.

‘’NÃO QUERO FACA NEM QUEIJO; QUERO É FOME’. Acredito ser isso, que nossas crianças e jovens nos ‘gritam’ todos os dias...

Grande Adélia Prado, grande Rubem Alves, grande Paulo Freire...

Grande Jesus Cristo, o Maior dos Mestres, e seu ensinamento: ‘Ensine a pescar’...

Como diz o queridíssimo amigo Rui Pamela: ‘Pausa para reflexão’... rsrsrs

BjOo grande, PAZ sempre...

2 comentários:

  1. Sensacional!
    Aqui está a 'exagerada'..kkk
    Mas meu exagero é assim mesmo, quando leio um texto destes, maravilhoso e tão simples!
    Tem que dar sim, ESTÍMULO a essas crianças e adolescentes.Eles têm um potencial enorme. Vamos sacudi-los!Tu já o fazes muito bem...
    Eles irão buscar o queijo, com certeza!
    Ainda existem professores que podem fazer isto, ainda bem.
    Bjão linda semeadora de sonhos!Parabéns!!!!

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  2. Amadaaaaaa... exagerada nadaaa... esse é o caminho, Su!!!
    Vamos sim, sacudí-los sempre!
    Fico extasiada como o poder de criatividade e inventividade dessa 'gurizada'...
    Se eles souberem canalizar essa energia para as coisas boas, nosso mundo com certeza, será um lugar melhor... Temos apenas que investir neles.
    Quanto a semeadora de sonhos, isso é de coração para coração, né Su? rsrsrsrs
    Grata querida, quando escrevia esse artigo, no ato lembrei de ti!
    BjOo no coração

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